A correria do dia a dia, o acúmulo de atividades está levando as pessoas ao sedentarismo em grande escala. A falta de tempo é a principal desculpa para a falta de exercícios na rotina da maioria das pessoas e a dificuldade em buscar dicas para emagrecer.

E neste fluxo de uma rotina de correria esquecemos de ver se   estamos nos cuidando. Adquirir conhecimento e desenvolver nossa carreira é de extrema importância, dar aquele gás no trabalho é necessário, mas estar sadio para isso faz toda a diferença.

Para sairmos do sedentarismo é extremamente importante, fazermos atividade física (subir escadas sempre que possível, passear com o seu cachorro) e exercícios físicos (praticar regularmente uma modalidade esportiva, como caminhadas regulares, musculação, danças). Assim, diminuímos todos os efeitos do sedentarismo e das doenças Hipocinéticas (doenças adquiridas por falta de movimento), pressão alta, diabetes, problemas articulares e depressão.

Mudança de hábitos alimentares para conseguir emagrecer

Você quer mudar sua rotina, ser mais saudável, evitar doença… então comece a mudança nos hábitos diários. Além da alimentação variada e balanceada, é importante acrescentar a prática de atividades físicas ao cotidiano. Controlar o estresse e ter atitudes saudáveis também é medidas que, gradativamente, ajudam a aumentar a qualidade de vida.

Vamos dar algumas dicas para emagrecer e ter alguns hábitos alimentares saudáveis:

  • Beba mais água – se você ingerir de seis a oito copos de água por dia, o seu organismo vai trabalhar melhor.
  • Evite pular refeições – o ideal é que você faça três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) e que eles sejam intercalados por lanches leves, com um intervalo de 3 a 4 horas entre as refeições.
  • Inclua alimentos integrais na sua dieta – alimentos feitos com farinha 100% integral trazem mais fibras para sua dieta que ajudam na manutenção das taxas de açúcar no sangue e controlam de forma eficaz o nosso peso.
  • Cuidado com a quantidade de álcool que você ingere – uma dose muito pequena de álcool contém 7 kcal por grama, quase tanto quanto a gordura, e, para piorar as coisas as bebidas alcoólicas não possuem nenhum valor nutricional, muito pelo contrário. Além de ser uma bela fonte de caloria, o álcool pode levar à hipoglicemia que geralmente, é seguida por picos de muita fome. Sinta prazer ao se alimentar – evite comer depressa demais, o contato dos alimentos com a mucosa do estômago estimula a produção de substâncias que têm a função de avisar ao nosso organismo que estamos satisfeitos..
  • Consuma bastante frutas diariamente – as frutas são uma boa pedida para os lanches intermediários. Nas frutas encontramos uma série de vitaminas e minerais que são importantíssimos para o bom funcionamento do nosso organismo e, além disso, as frutas ajudam no controle da glicemia e do peso.
  • Evite grandes restrições alimentares – a restrição alimentar pode fazer com que deixemos de ingerir nutrientes que são importantes. Além disso, quando excluímos algum nutriente da nossa dieta por muito tempo, por exemplo, carboidrato, proteína e gordura o funcionamento do nosso corpo fica prejudicado e a manutenção do peso também.

Exercícios que podem ser feitos sem sair de casa

Existem exercícios que podem ser feitos em casa  econsegue emagrecer sem gastar nada e saia do sedentarismo:

O importante é se exercitar, a constância nos exercícios é fundamental. A regularidade é mais importante que a intensidade. Sem respeitar uma frequência, você não vai conseguir ver e nem manter resultados.

Por isso é tão importante estabelecer desafios e objetivos que você consiga cumprir, mesmo que sejam aparentemente simples. O importante é se mexer de alguma forma, porém de forma rotineira para poder sentir os benefícios.

Mais dicas para conseguir emagrecer sem gastar muito

Engana-se quem pensa que somente quem possui dinheiro sobrando na conta bancária é que pode emagrecer. Na realidade, com criatividade, dedicação e uma forcinha da tecnologia dá sim para emagrecer.

Para comprovar isso, trazemos uma lista com cinco passos que te ajudam a emagrecer sem gastar muito dinheiro:

1. Comece um diário alimentar

Para começar, faça um bloco de anotações, passe a anotar tudo o que você come nele. Esse será o seu diário alimentar. Com ele, você não somente poderá ter uma noção melhor de tudo o que come durante um dia, como poderá refletir melhor sobre os seus hábitos alimentares, entender porque comeu ou deixou de comer alguma coisa, identificar o que pode estar te atrapalhando a ter uma boa forma e trabalhar essas áreas.

2. Aprenda a ler as tabelas nutricionais

Sabe aquele quadradinho cheio de letrinhas que você encontra nas embalagens de todos os produtos alimentícios que compra, a chamada tabela nutricional? Pois bem, as informações contidas ali são de ouro para quem deseja controlar o peso.

Isso porque além de fornecer dados sobre as quantidades de colesterol, fibras, gordura, proteínas, carboidratos, vitaminas, sódio e outras substâncias, a tabela nutricional também informa quantas calorias por porção você ingere ao comer o alimento. E para quem não quer exagerar no consumo diário de calorias, isso não pode passar batido.

3. Controle o tamanho das suas porções

Aprenda a controlar as suas porções e coma uma quantidade menor de comida, que seja suficiente para você se satisfazer, e você conseguirá inclusive economizar um pouco, para controlar a porção dos alimentos que ingere, passe a usar a quantidade indicada na embalagem dos produtos. Quando essa informação não for disponível, tente diminuir o tamanho dos pratos que utiliza ou experimente simplesmente servir uma quantia menor de comida.

4. Use um aplicativo gratuito para contar as suas calorias

A tecnologia facilita muita coisa na vida da gente hoje em dia e manter a boa forma é uma delas. É possível baixar um aplicativo gratuito no celular que ajuda a fazer a contagem de calorias do que você ingere em um dia.  Além de poder agrupar tudo o que você se ingeriu em um dia, eles ainda informam o número de calorias presentes em diversos alimentos, caso você não tenha a embalagem do produto em mãos com o dado no momento.

5. Corte as calorias provenientes das bebidas

Uma vez que você começou a traçar os alimentos que consome e o número de calorias que ingere, você pode chegar à conclusão que precisa diminuir a quantidade dessas calorias consumidas. Um jeito mais simples e menos doloroso de fazer isso é reduzindo a quantia das calorias obtidas por meio de bebidas.

Continue acompanhando nossos conteúdos. Você descobrirá muitas coisas além das dicas para emagrecer.

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1 Comment

  1. Rener 11 de junho de 2019 at 16:19

    Adorei as dicas! Postem mais.

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