Receitas Nutricionais

Strogonof de avestruz

Ingredientes 500g de coxa de avestruz cortadas em tiras finas Alho e sal a gosto para temperar a carne 1 colher (sopa) de margarina 1 lata de molho de tomate 3 colheres (sopa) de ketchup 300g de cogumelos 1/2 dose de rum 1 lata de creme de leite com soro Bife de avestruz em tiras … Continue reading Strogonof de avestruz
By

Ingredientes

  • 500g de coxa de avestruz cortadas em tiras finas
  • Alho e sal a gosto para temperar a carne
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 1 lata de molho de tomate
  • 3 colheres (sopa) de ketchup
  • 300g de cogumelos
  • 1/2 dose de rum
  • 1 lata de creme de leite com soro
  • Bife de avestruz em tiras
  • 1kg de sobre coxa de avestruz cortada em bifes
  • Alho, sal e cebola bem picada a gosto
  • 1 colher (sopa) de manteiga aromatizada

Modo de Preparo

  1. Tempere a carne e frite na manteiga por 1 minuto mais ou menos.
  2. Reserve. A parte misture o molho de tomate, o ketchup, o cogumelo, a carne e o rum. Deixe ferver por uns 5 minutos. Quando for servir, adicione o creme de leite e deixe aquecer sem ferver. Rende 4 porções.

Modo de Preparo – Bife de avestruz em tiras

  1. Tempere as tiras com o alho, sal e cebola, e frite na manteiga em chapa quente.
  2. Dica: se for utilizar a manteiga aromatizada pode fritar na hora. Caso contrário, se não tiver a manteiga aromatizada, deixe no tempero por no mínimo 30 minutos e frite na manteiga comum. Rende 6 bifes.

Modo de Preparo – Informações gerais

  1. O avestruz tem origem africana. Existem três sub-espécies: Pescoço vermelho, Pescoço azul e a African Black, que é o cruzamento das duas espécies. A African Black apresenta alta produtividade. É a preferida de 99% dos criadores. A ave chega a viver 70 anos. A fêmea se mantém fértil por 40 anos. Pode chegar a 3,20 metros de altura e pesar 250 quilos. Com um ano de idade, pode produzir 50 quilos de carne. É um animal resistente, quase não fica doente. Engorda 120 gramas por dia. O macho tem bico vermelho, canela vermelha e penas pretas e brancas. A fêmea é quase toda acinzentada. O bico é cinza. Na procriação, as aves fazem uma dança de acasalamento. O macho abre as asas, roda, marca território e escolhe a fêmea. O macho é muito ardente e pode “deitar” com a fêmea várias vezes por dia. Algumas vezes, chega a ficar com duas fêmeas. A fêmea é quem comanda o grupo e defende a ninhada.

Modo de Preparo – Curiosidades

  1. A avestruz precisa comer pedras pra ajudar na digestão. Ela só come frutas. A pedra ajuda a triturar a comida. Ela tem o maior globo ocular terrestre. Nos eua, já se estuda o transplante de córnea da avestruz para o ser humano.

Modo de Preparo – Como começar o negócio

  1. Quem quiser começar pode tentar com três casais adultos. Cada casal custa 15 mil reais. Um casal de avestruzes adultos precisa de 500 metros quadrados. Em um ano, os três casais geram de 240 a 300 ovos. O produtor vai precisar de um incubador, que custa 9 mil e 600 reais. O custo inicial fica em torno de 60 mil reais, fora o terreno:
  2. 45 mil para os animais;
  3. 10 mil para o incubador;
  4. 3 mil de infraestrutura.
  5. Retorno: o retorno vem rápido, se forem comprados casais adultos. Um ovo pode ser vendido por 500 reais. Um filhote com um dia de idade custa mil reais. Com três meses, o preço sobe para 1.200 reais.

Modo de Preparo – Aproveitamento

  1. Tudo se aproveita da avestruz. Além da carne, as plumas são usadas na indústria automobilística e eletrônica (porque não geram estática, eletricidade) e também para decorar. O couro da avestruz é muito resistente, macio e tem um desenho único. Procuramos algumas peças feitas com o couro e elas são muito caras. Por isso, existe o couro prensado. É uma imitação para parecer o couro autêntico.

Modo de Preparo – Carne de avestruz

  1. O quilo da carne de avestruz é caro. Varia entre 50 a 70 reais. A carne tem a textura de filé mignon e sabor de ave. É uma carne saudável, de baixo colesterol. A avestruz não tem penas na coxa. Já vem “depilada”.

Modo de Preparo – Ovo de avestruz

  1. Chega a ter entre 1 quilo e 1 quilo e setecentos gramas. Equivale a 30 ovos de galinhas. Apesar disso, o ovo tem o mesmo nível de colesterol que um ovo de galinha. O ovo não é muito usado como alimento e sim para gerar filhotes, mesmo porque, cada um custa 500 reais. Só se come os ovos que forem achados trincados no ninho.
Comentários do Facebook

You may also like