Saúde e Vida

Como controlar o colesterol de forma natural

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O colesterol atua de maneira essencial para o nosso organismo. Ele produz uma substância que é utilizado por nossas células para a produção das membranas celulares e dos hormônios esteroides (estrógeno e testosterona), sendo, por esse motivo, produzido em nosso próprio organismo, principalmente no fígado.

Qual a importância do colesterol?

Temos finalidade boas e ruins do colesterol, mas de uma forma geral, o colesterol é uma substância de alto nível de importância para o organismo humano, já que apresenta diversas funções, como:

  • Participa da construção e manutenção das membranas das células;
  • Ajuda na fabricação da bile;
  • Auxilia no metabolismo de todas as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K);
  • É utilizado como precursor (substância-base para a síntese de outra) de todas as classes de hormônios do organismo, como a progesterona, o cortisol, a testosterona, etc.

Quando o colesterol está alto, o que acontece?

Quando não controlamos o colesterol bom ele se torna ruim, e são muitas as causas do aumento do colesterol no sangue, como: tendências genéticas ou hereditárias, obesidade, sedentarismo, tabagismo e hipertensão, mas a causa mais comum está relacionada aos hábitos alimentares.

Se você acostuma ter muito consumo de alimentos de origem animal (gordura saturada, sólida em temperatura ambiente) isso contribui para que a concentração de colesterol no sangue se eleve, originando vários problemas.

Oque é muito preocupante é que a alta concentração de colesterol no sangue não provoca nenhum tipo de sintoma, por isso quem é sedentário e possui uma alimentação rica em gorduras saturadas tem mais chance de apresentar um taxa de colesterol ruim alta então cuide-se, analise sua alimentação e saia do sedentarismo.

Dicas para controlar o colesterol naturalmente

Para poder reduzir e controlar os níveis de colesterol é fundamental manter uma dieta equilibrada, abandonar os maus hábitos como o tabaco e o álcool e praticar exercícios de forma regular.

Como foi dito anteriormente, a alimentação tem um papel muito importante na prevenção e controle do colesterol alto, para te ajudar a seguir mostraremos os melhores alimentos para controlar o colesterol alto e ser mais saudável.

  • Fibra

O consumo de fibras vegetais, especialmente a fibra solúvel, é fundamental para controlar o colesterol alto, já que ela se une às gorduras e provoca a sua eliminação através das fezes. Este tipo de fibras estão presentes nos alimentos como os legumes, aveia, cevada e frutas como a maçã.

Os mais recomendados para reduzir o colesterol são o farelo de aveia e o arroz integral.

  • Peixe

Os especialistas recomendam comer peixe pelo menos duas vezes por semana, pois é um alimento rico em ácido graxos ômega-3, que é a chave para dissolver  os triglicerídeos no sangue.

Obviamente existem outros alimentos com ácidos graxos ômega-3, mas o peixe é uma das fontes mais ricas.

Recomenda-se o salmão, o atum, a cavala, as sardinhas, o arenque e a truta.

  • Azeite de oliva

O azeite de oliva pode ajudar a dissolver o LDL, sem modificar os níveis do HDL. Os especialistas recomendam consumir duas colheres de azeite de oliva diariamente.

  • Sucos de frutas e vegetais

Os sucos naturais de frutas e vegetais no lanche da manhã e no da tarde, também podem ajudar a baixar os níveis de LDL.

Pode-se preparar com verduras e frutas, somente com frutas ou como preferir. O importante é consumi-los fresco e de preferência sem açúcar e adoçantes.

  • Proteína de soja

E muito importante o consumo de proteína de soja pois auxilia na digestão e encontramos em alimentos como leite de soja, soja e tofu.

  • Frutos secos e grãos integrais

Os frutos secos e grãos integrais têm um ingrediente que inibe a absorção de colesterol da comida. É recomendável consumir diariamente 3 porções do equivalente a uma grama.

  • Hábitos saudáveis para controlar o colesterol alto

Os hábitos também são muito importantes na hora de controlar e prevenir o colesterol ruim. Tendo um estilo de vida saudável, não só se evita o LDL, como também tem-se uma qualidade de vida melhor.

  • Abandone o cigarro

Em suma, o consumo de tabaco diminui os níveis de HDL, aumentando o risco de formar coágulos no sangue. Os fumantes costumam apresentar problemas graves como a aterosclerose, ataque cardíaco e acidente cerebrovascular.

  • Evite o consumo excessivo de álcool

O excesso de álcool aumenta o nível de triglicerídeos no sangue e torna o consumidor uma pessoa mais propensa a sofrer de doenças cardiovasculares.

  • Faça exercícios

Praticar atividade física regularmente ajuda a aumentar os níveis de HDL, enquanto favorece a eliminação do LDL.

Por isso, os especialistas recomendam fazer pelo menos 30 minutos por dia de exercícios, 5 dias da semana. É claro que as pessoas que têm uma rotina de exercícios maior obterão mais benefícios.

  • Eliminar o fast food

O consumo de todo tipo de fast food aumenta inevitavelmente os níveis de LDL no sangue.

Portanto, evite o consumo de:

  • Batatas fritas;
  • hambúrgueres;
  • Frituras;
  • Salgados com recheios;
  • Empanados;
  • Embutidos;
  • Carnes gordurosas;
  • Óleos;
  • Qualquer alimento com alto teor de gorduras saturadas e “trans”.

Enfim, um bom tratamento caseiro para baixar o colesterol ruim é comer os alimentos certos, evitando no máximo gordura e açúcar.

Citamos acima aqui alguns alimentos e cuidados preventivos indicados para ajudar no controle do colesterol, mas importante ressaltar que se você já diagnosticado um caso de colesterol alto com grande risco os tratamentos naturais não substituem os remédios indicados pelo médico, sendo apenas um complemento natural, pois busque especialista que irão te orientar qual forma correta de você cuidar do colesterol.

Hoje a medicina natural esta sendo muito indicada por especialistas, mas não vá se tratar por conta, pensar que fazendo alguma dieta ou cuidando somente é o suficiente, faca regularmente exames e busque cuidar com prioridade da sua saúde.

Indico ainda que continue acompanhando nossos conteúdos e saiba muito mais sobre colesterol e outras doenças que, infelizmente, estão se tornando muito comum na vida das pessoas e que precisam ser tratadas o quanto antes.

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